Quão memorável e cheia de significados uma imagem pode ser? Dizem por aí que vale mais do que mil palavras…
E nós realmente acreditamos nisso. Por isso, nosso primeiro envelope de 2020 vem todo trabalhado em uma imagem cheia de significados: o pavão.
Senta que vamos te explicar tudo direitinho.
Estamos em 2020 e há exatamente 100 anos, nosso lindo mundinho acabava de virar para uma década que mudaria nossa história. Isso mesmo, pegue seu champagne e coloque um jazz dos bons para tocar porque estamos falando dos anos 20!
Foi nessa época que abandonamos os espartilhos e vestidos bufantes de princesa e nos tornamos desafiadores, ousados, artísticos, fashionistas, contemporâneos e vanguardistas. Não é à toa que a década ficou conhecida por seus anos loucos, ferozes e de ouro.
E foi nesta década também o “boom” de grandes cidades, do cinema, da tecnologia, além da consolidação da sociedade de consumo.
E então, nos perguntamos: será que os anos 20 do século XXI serão tão transformadores assim? O que vamos revolucionar desta vez? Que impacto positivo vamos deixar para as próximas décadas e séculos? Seremos nós também loucos e ferozes?
Muitos apostam que esses novos anos 20 também serão transformadores e que deixarão boas memórias para o futuro.
Ok, mas e o pavão? Calma aí, vamos chegar lá…
Uma das coisas incríveis que rolou na última década de 20 foi o começo do movimento Art Decó, surgido na França. Entre as suas características estavam o uso de formas geométricas, ornamentos e design abstrato.
Na arquitetura, o Art Decó teve seu ápice com a construção dos arranha-céus americanos. Já no Brasil, aparece com frequência em teatros, estações ferroviárias e imóveis antigos das grandes cidades.
Uma curiosidade bem inusitada, é que umas das esculturas de Art Decó mais conhecidas (e provavelmente a maior) é o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
E, embora o movimento tenha se inspirado em correntes artísticas do passado, se caracteriza por sua marca vanguardista voltada para o futuro e por celebrar a modernidade e o progresso.
Agora sim, chegamos ao pavão!
Um dos elementos da natureza mais explorados e que resume bastante o espírito da década de 20 é o pavão.
A ave era tida como representação de beleza, do poder e divindade e, por isso, tinha suas cores e plumas estampadas em roupas, jóias e vitrais. Um luxo, não é mesmo?
Na visão cristã, o padrão de sua cauda tem um significado de omnisciência, simbolizando o Deus que tudo vê, além de representar também as estrelas e o universo. Além disso, sua coroa, semelhante a uma estrela de seis pontas, simboliza sua magnitude e poder.
Já na China e no Vietnã, por volta do século 13 até o século 18, o pavão se tornou símbolo de fertilidade e prosperidade. Na Índia é considerado um animal sagrado, ganhando até templos. É comumente encontrado nos jardins dos palácios e outros locais considerados sagrados, além de também usarem sua figura em suas artes e arquitetura.
Curiosamente, durante o inverno, todos os anos, as penas do pavão caem para que nasçam outras novas durante a primavera. Por isso, o pavão se tornou também um símbolo de renascimento para muitas culturas, assim como a fênix, simbolizando imortalidade, longevidade, capacidade de regeneração e transmutação.
E então, depois deste mergulho nos anos 20, chegamos ao nosso primeiro envelope de 2020. Uma soma do espírito transformador e revolucionário do anos 20 e da simetria e elegância do Art Decó aplicada à imagem do pavão.
O resultado é um envelope único e memorável, para guardar mais do que lembranças, mas memórias. Ou seja, aquelas lembranças carregadas de significados.
Desejamos que as memórias que chegam na sua casa dentro deste envelope despertem os melhores sentimentos e te façam ainda mais forte em meio a esse momento delicado.
Se você ainda não é assinante e quer garantir esse envelope cheio de boas memórias, assine a Phosfato agora mesmo.
Além disso, não deixe de baixar os wallpapers que preparamos. É só clicar aqui para celular e aqui para computador.
Ficou com alguma dúvida sobre nós? Clique aqui para saber mais.
4 Comments
Flavia Malek
Que incrível essa arte e também esse conceito! Sem palavras, vocês realmente pensam em cada detalhe tornando tudo ainda mais especial.
Bia
esse envelope está disponível pra todo o ano?
Elaine
Oi Bia, apenas nos meses de abril e maio.
Brenno Dos Anjos
Eu amo uma empresa! Gente que conceito lindo e que explicação sensacional! Não foi a toa que o resultado desse envelope foi perfeito! Obrigado, e parabéns!