Atitudes simples que ajudam na preservação

Você já deve ter visto por aí que lançamos um envelope e uma coleção de produtos (álbuns, papertalks e bujos) com o tema Amazônia. Mas, para não ficarmos somente no apelo visual, viemos mostrar o que você pode fazer pelo meio ambiente.

Se em 2050 chegarmos a 9,6 bilhões de habitantes no mundo, como é previsto pela ONU, serão necessários quase três planetas de recursos naturais para que seja possível nos abastecer e viver como hoje. Mas só existe uma Terra, por isso, cada coisa que fizermos por ela, mesmo que seja pequena, terá uma grande importância.

Você deve estar pensando: mas como eu, uma única pessoa, posso salvar o planeta? Apesar de parecer utópico, nós podemos sim diminuir os problemas ambientais. E não é preciso muito: atitudes simples no dia a dia podem ajudar.

Reveja seus hábitos e adote uma postura consciente para minimizar o impacto no meio ambiente. Para saber como fazer isso, confira nossas sugestões. 

1. Atenção na hora do descarte

A separação correta do lixo é importante para que os materiais sejam reciclados em vez de descartados de forma incorreta, poluindo o meio ambiente. Lembre-se, por exemplo, de não descartar óleo de cozinha na sua rede de esgoto, armazene-o e procure empresas especializadas neste tipo de coleta.

2. Menos lixo

Pode parecer difícil, mas não é! Você pode, por exemplo, fazer download das contas de energia, água, telefone e solicitar que elas não sejam enviadas em papel. Além disso, uma prática muito fácil é substituir as sacolas plásticas pelas reutilizáveis e os canudos plásticos por canudos de metal.

A Econudo, por exemplo, é uma marca de ecoprodutos que já ajudou a evitar mais de 360 milhões de descartáveis de irem para o oceano.

3. Reduza o consumo de água

Você pode reduzir o consumo de água com atitudes simples: lavar toda a roupa em um só dia da semana, fechar a torneira quando for escovar os dentes, diminuir o tempo de banho, aproveitar a água da chuva e reaproveitar a água da máquina de lavar.

4. Reduza o consumo de energia elétrica

Evite o consumo exagerado lembrando-se sempre de deixar aparelhos desligados quando não estiverem sendo utilizados e apagar as luzes sempre que for sair do cômodo. Aproveite a claridade do sol abrindo as janelas, cortinas e persianas.

5. Dia sem carne 

Se você não consegue aderir ao vegetarianismo ou veganismo, que tal instituir um dia da semana para evitar comer carne? Para produzir 1 quilo de carne de frango são utilizados cerca de 4 mil litros de água, já o quilo de carne bovina exige cerca de 17 mil litros.

6. Compostagem

Que tal dar um destino diferente para o lixo orgânico gerado diariamente na sua casa? Com a prática da compostagem, você pode transformar os restos de alimento, como cascas de legumes e frutas, em adubo orgânico para as plantas.

A Composta+ é um exemplo de empresa que ajuda a reduzir impactos sociais e ambientais através da coleta e compostagem de resíduos orgânicos.

7. Evite andar apenas de carro

Sempre que possível, opte por deixar o carro em casa. Se for para algum lugar próximo, vá a pé, de bicicleta ou de transporte público. Além de contribuir com o meio ambiente, você ainda poderá se exercitar.

8. Reutilize tudo que for possível

Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para acondicionar alguns objetos. Roupas, brinquedos, livros e jogos que você não utiliza mais podem ser doados. Alguns produtos podem virar até itens de decoração. 

E quando convidamos você a ajudar com algumas atitudes simples, não queremos dizer que você precisa fazer isso sozinho. Existem organizações que já atuam na linha de frente pela causa.

Listamos 10 ONGs ambientais que atuam no Brasil para você conhecer e apoiar. Confira:

1. SOS Amazônia

A SOS Amazônia tem o objetivo de promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia.

2. Greenpeace Brasil

O Greenpeace atua em nível global e realiza ações não violentas, com criatividade e ativismo para denunciar as ameaças ao meio ambiente.

3. Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil)

A CI-Brasil atua para proteger as coisas fundamentais que a natureza nos fornece: alimento, água, nossos meios de vida e estabilidade climática.

4. WWF Brasil

A WWF tem alcance mundial e atua em defesa da vida. Seu objetivo principal é a busca pela conservação da biodiversidade em todo o mundo.

5. Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ)

O IPÊ atua junto à proteção da biodiversidade brasileira, com foco na pesquisa científica e inovação socioambiental.

6. SOS Mata Atlântica

A SOS Mata Atlântica atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica. 

7. Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora)

O Imaflora atua para garantir o uso correto das florestas e de seus recursos, para conservar a biodiversidade e viver em harmonia com todas as formas de vida.

8. Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS)

A FBDS atua diretamente na elaboração de projetos de desenvolvimento sustentável e na capacitação das pessoas para a melhoria das questões ambientais. 

9. Instituto Akatu

O Akatu tem foco na conscientização da sociedade para o consumo. Seu objetivo é mudar o comportamento da sociedade, em busca do consumo sustentável. 

10. Instituto Socioambiental (ISA)

O ISA defende bens e direitos sociais relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos. 

Sabemos que juntos somos mais fortes, então, compartilhe as dicas e incentive pessoas próximas a você a exercerem essas pequenas atitudes. Essa é uma causa de todos.

2 Comments

  • Cassiana
    Posted 12 de julho de 2021 12:35 0Likes

    Não tem como fazer pagamento em débito em conta, gostaria de assinar mas não utilizo cartão de crédito só débito em conta.

    • Elaine
      Posted 27 de agosto de 2021 10:47 0Likes

      Cassiana, no momento aceitamos apenas cartões de crédito mesmo, mas quem sabe em breve teremos outras opções. ?

Leave a Comment