Um envelope para o ano que vimos o mundo pela janela

2020 foi um ano inesperado. Se nos dissessem que este seria o ano em que o mundo sofreria uma pandemia, muitos não acreditariam.

Mas aconteceu. E, por conta disso, precisamos nos isolar. Enquanto portas se fecharam e ruas se esvaziaram, janelas se abriram para fazer contato. 

As janelas se tornaram protagonistas da nossa existência. Separam o lado de dentro do lado de fora, mas, ao mesmo tempo, permitem que esses dois mundos se encontrem.

Das janelas vimos de apresentações musicais a aplausos, de serenatas a celebrações, de acenos solidários até protestos políticos.

E se 2020 foi um ano que vimos passar pelas janelas, certamente tiramos lições disso tudo.

Aprendemos que criar momentos é mais importante do que pensávamos. Porque, no final, somos isso, uma caixinha de lembranças que se tornaram memoráveis. E essas memórias cheias de sentimentos e emoções nos alimentam, principalmente quando nos encontramos em situações mais difíceis.

Aprendemos também a diferença entre uma casa e um lar. E a importância dessas duas palavras. 

Nesse momento que atravessamos, fomos obrigados a olhar para cada canto, parede e cômodo da nossa casa com criatividade e criar ali bons momentos. 

E fomos muito criativos. Cozinhas foram exploradas, paredes decoradas, plantas cultivadas. Mais pets adotados, acampamentos montados na sala, happy hours online e do sofá.

Porque o que torna uma casa em um lar são as pessoas e o viver dentro de cada cômodo. Os momentos compartilhados, as risadas expressadas, as ideias pensadas e as atitudes tomadas.

Tradicionalmente representadas como espaço de contemplação, as janelas ganharam novos significados. Fechamos as portas das nossas casas, mas abrimos as janelas, nosso portal com o mundo.

Seja a janela de casa, do celular, do computador e principalmente a janela da alma, uma moldura da sua vida e do seu mundo. 

Afinal, cada um tem a sua visão e a sua janela para o mundo. Cora Coralina via a beleza do mundo a partir da sua janela. Era por ali que tantas coisas aconteciam, como ela conta em tantos poemas. 

Em um famoso poema de Fernando Pessoa, era o lugar em que o poeta pensava sobre seu fracasso enquanto tinha em si “todos os sonhos do mundo”. 

Para Mario Quintana, que ganhou espaço dentro do nosso envelope, “quando abro a cada manhã a janela do meu quarto, é como se abrisse o mesmo livro numa página nova”.

Agora, mais do que um ponto de reflexão individual, as janelas podem ser uma metáfora da esperança coletiva. 

Por isso enchemos nosso último envelope de 2020 de janelas. Cada uma com sua cor e estilo, cada uma com suas memórias, pintura, vidros, cortinas e vistas diferentes.

E tudo isso junto, se tornou uma casinha. Nossa casa de memórias phosfáticas. Representando todas as memórias que foram criadas em cada lar por nossos assinantes e eternizadas por todos aqueles que fazem a Phosfato acontecer, nos nossos lares.

Se você der uma espiadinha na janela aqui da Phos, vai ver que por trás da cortina estamos em clima de festa. Além de comemorar o simples fato de termos passado por esse ano tão difícil, comemoramos também os nossos 5 anos de Phosfato. Tempo no qual nos tornamos uma família e criamos o nosso lar. E, assim como muitas famílias, também nos distanciamos neste ano.

Mas, que bom que existem tantas janelas online para nos aproximar, como mostra o projeto Window Swap. A plataforma reúne lindas vistas de janelas de pessoas ao redor do mundo e nos permite que olhemos através da janela de outra pessoa, em outro lugar do mundo, pelo menos por um tempo.

As janelas são o lugar por onde entra luz, que traz novas esperanças em tempos de pandemia. Nosso desejo é que a vista do sol se pondo nas janelas seja esperança de que amanhã será um dia bom e de que tudo isso acabará em breve. 

Em tempos tão difíceis, que bom que ainda temos as nossas janelas.

Se você já é assinante é só aguardar por esse envelope no seu pack de dezembro. Se você ainda não é assinante e quer garantir esse envelope com suas melhores memórias, assine a Phosfato agora mesmo.

Além disso, não deixe de baixar os wallpapers que preparamos. É só clicar aqui para celular e aqui para computador.

Ficou com alguma dúvida sobre nós? Clique aqui para saber mais.

Leave a Comment