Saboreando memórias e relembrando histórias

No post anterior da nossa série CUIDADO, MEMÓRIAS VIVAS! abordamos a memória olfativa. Falaremos agora da memória gustativa, aplicada ao paladar. Confira! 🙂

Alguns sabores parecem ser capazes de alimentar a saudade, não é mesmo?

Sabor de infância, gostinho da comida de vó, ou a lembrança de algum lugar, são algumas das sensações nostálgicas que nos invadem quando nossa memória é ativada a partir de gatilhos de nosso paladar.  Louco, não?

Pois é, e esse fenômeno tem nome. Ele é conhecido como memória gustativa, ou ainda como “confort food”, justamente por nos remeter àqueles sabores que, normalmente, nos trazem conforto através das lembranças boas que carregam.

De modo surpreendente, cada um dos sabores que já degustamos são armazenados em nosso cérebro e podem ser trazidos à nossa memória no momento que um gatilho é disparado.

É graças a enorme capacidade que a comida tem de mexer com nossas emoções que as experiências gustativas são tão facilmente registradas em nossa memória. Como que um resquício de nossa ancestralidade, pois, originalmente, nossas percepções alimentares estavam diretamente ligadas à sobrevivência.

Mas, felizmente, hoje nossa percepção gustativa e nosso hábito alimentar como um todo, está muito mais ligado ao prazer de degustar do que, essencialmente, à necessidade de sobreviver.

E, partindo desse pressuposto, devemos aproveitar que há mais sabores entre os céus e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar (já diria William Shakespeare), para descobrimos, saborearmos e, principalmente, criarmos deliciosos registros em nossa memória.

Por isso, independentemente, de qual sentido as desperte em você, prove, saboreie e viva suas memórias!

Afinal, memória e paladar combinam perfeitamente, assim como goiabada com queijo. <3

Qual sabor ativa sua memória? Compartilhe com a gente no Instagram com a hashtag #memóriasvivas.

O próximo post irá falar sobre a memória visual. Enquanto isso aproveite para conhecer um pouco mais sobre nós acessando o site: www.phosfato.com.br.

Ficou com alguma dúvida sobre nós? Clique aqui para saber mais.

1 Comment

  • Ana
    Posted 4 de setembro de 2019 16:05 0Likes

    Quero algumas fotos

Leave a Comment