Você certamente possui uma música, ou um estilo musical favorito. Pense nele agora (ou ouça) e repare os sentimentos que desperta em você e as memórias que traz à tona…
Assim como a fotografia, um ritmo musical se torna memorável pelos sentimentos que evoca e por toda a história e significado que carrega. É por isso que nosso novo envelope phosfático é todo inspirado no jazz, o ritmo que mudou o mundo.
Nascido em New Orleans no começo do século XX e com raízes africanas trazidas pelos escravos, o jazz é uma síntese cultural com as tradições musicais locais: o ragtime, os blues e os spirituals.
O jazz tem suas origens nos cantos dos escravos, os quais eram usados nas mais diversas ocasiões. Eles tinham na música e no canto uma espécie de ‘refúgio’ através do qual podiam expressar-se. Assim, durante o trabalho nas plantações, esses escravos entoavam canções coletivas para libertar seus sentimentos.
E, embora alguns fazendeiros proibissem o uso de tambores e outros instrumentos, pois achavam que eles podiam ser usados como meio de mandar mensagens em revoltas, geralmente os cantos eram entoados na presença dos patrões, os quais aceitavam suas melodias.
E isso foi evoluindo e se tornou uma prática muito comum nas fazendas americanas. Nesses cantos, cheios de tradições e raízes africanas, era manifestada sua saudade, seus lamentos e acontecimentos do dia a dia.
Os americanos vendo o talento musical dos africanos, levaram suas habilidades para a Igreja, adicionando o estilo da música negra aos seus hinos. Com suas características harmônicas e rítmicas, logo foi adorado por todos. E é aí que surge de fato o jazz, o qual saiu das igrejas e passou a ser ouvido em bailes e diversos outros eventos sociais.
Com o passar do tempo sua popularização foi inevitável. Então começaram a se formar as primeiras bandas e, experimentar diversos elementos musicais. Mas, sempre com a característica da improvisação e melodias carregadas de sentimentos.
Uma banda em particular foi a responsável por propagar a nomenclatura ‘jazz’ e torná-lo ainda mais conhecido: a Original Dixieland Jass Band. Os seus admiradores, que antes a reconheciam pelo apelido de Dixieland, por uma questão de facilidade, passaram a utilizar apenas o termo ‘jazz’.
As vozes poderosas, os metais impecáveis e os improvisos levaram o jazz para o mundo. Saindo de New Orleans, chegando em Chicago com o virtuoso Louis Armstrong, passando pelo Harlem em New York, o jazz ganhou o mundo e se diversificou.
Um dos pontos fortes do jazz é sua mutabilidade. A trajetória do estilo foi marcada por muita experimentação, misturas sonoras e improvisação.
Hoje é um dos estilos mais consagrados do cenário musical mundial, com diversas expressões, incontáveis artistas renomados e ouvintes.
Por tudo isso, com tamanha história e significados intrínsecos, podemos dizer que o jazz é memorável. É pegar o simples, adicionar paixão e entregar de coração.
O jazz tem um nível técnico extremamente alto, porém é leve e divertido, brinca com os sons e melodias. É entretenimento, risadas e brindes. Não tem o certo e errado, é apenas expressão.
E é por isso que nosso envelope foi inspirado nesse estilo musical não linear e contagiante. Ele é desordenado, imprevisível e perfeitamente imperfeito, assim como o jazz. É uma verdadeira expressão artística, um caos improvisado que toca nossas emoções.
Suas cores remetem ao anoitecer, depois que acaba o trabalho em um dia de céu limpo, quando as luzes começavam a acender. E dentro de bares e pubs ecoava o som metálico e aveludado de um sax, e a voz profunda do cantor. Que atraia e embalava as noites dos namorados, amigos e boêmios.
Além disso, graficamente nosso envelope foi inspirado no Cubismo, movimento artístico que surgiu paralelamente ao jazz, mas do outro lado do mundo. O estilo de um mosaico distorcido veio para representar além da realidade, algo intangível, como as emoções e sentimentos.
Na parte interior do envelope, além de uma homenagem a nomes memoráveis do gênero, você encontra um QR Code que te leva para uma playlist incrível de jazz.
Nosso desejo é que, além das memórias lhe despertarem bons sentimentos, isso também seja possível com o jazz, esse estilo musical que revolucionou a música, mudou o mundo e possibilitou a existências de outros estilos musicais.
Se você ainda não é assinante e quer garantir esse envelope com suas melhores memórias, assine a Phosfato agora mesmo. Se você já é assinante é só aguardar que ele irá chegar em sua casa em breve.
Além disso, não deixe de baixar os wallpapers que preparamos. É só clicar aqui para celular e aqui para computador.
Ficou com alguma dúvida sobre nós? Clique aqui para saber mais.
6 Comments
M. Julia Martins
Adorei a trilha no Spotify. Já estou seguindo!
Elaine
Que bom que curtiu, Martha ❤️
Marilia
Um tema bastante pertinente na atualidade! Parabéns!
Elaine
Obrigada pelo carinho, Marilia ❤️
Eliete Sales
Já pensaram em fazer um envelope com o ritmo do Rock?! Que tal?!
Elaine
Eliete, valeu pela dica! Vamos pensar com carinho.