Metade de mim é amor …

Com ajuda de Oswaldo Montenegro, iniciamos esse post cheio de amor, citando um trecho de uma de suas mais belas obras intitulada “Metade”.

Neste outubro, mês de consciência sobre o câncer de mama, compilamos alguns projetos incríveis e inspiradores. Sublimamos a cruel memória deixada pela doença e transformamos em arte. Isso é a prova de que conseguimos juntos, amplificar as coisas boas e encarar com leveza o passado.

O CÂNCER DE MAMA EM 2018

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Responsável por cerca de 28% dos casos novos a cada ano, esse tipo de câncer também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

  • Estimativa de novos casos: 59.700 (2018 – INCA).
  • Número de mortes: 14.388, sendo 81 homens e 14.206 mulheres (2013 – SIM).

O que os números não mostram são as profundas marcas e cicatrizes em milhares de mulheres todos os dias. Para muitas, a mastectomia (cirurgia de retirada da mama) é a única saída para continuar lutando contra a doença.

UM POUCO DE INSPIRAÇÃO – A ARTE que faz PARTE

Nesse post, relembraremos dois projetos lindos, publicados anos atrás pela Stand Up to Câncer e Inked Magazine. Ambos retratados por duas fotógrafas incríveis e que reforçam a importância da arte como empoderamento social.


MASTECTOMY – Stand Up to Câncer

Um ensaio fotográfico lançado pela Stand Up To Câncer e executado pela fotógrafa Ami Barwell retratou 14 mulheres que estão em remissão ou tratamento e que passaram pela retirada de uma ou das duas mamas. O resultado é inspirador e reflete a força dessas mulheres.

MASTECTOMY// Stand Up To Câncer


THE DAZZLING DOZEN –  P.ink

Um ensaio chamado Inked for a Cause da revista Inked convidou 12 mulheres de todas as classes sociais com inspiradoras tatuagens de mastectomia.

Fotografado pela incomparável Sophy Holland as imagens foram compartilhadas na esperança de que isso ajude alguém passando por um momento difícil.

“Frequentemente me perguntam qual foi minha filmagem favorita do Inked e nunca tive uma resposta clara até este mês com The Dazzling Dozen. Essas mulheres vivazes têm cicatrizes de câncer de mama, tanto físicas (embora as que estão agora mais cobertas por tatuagens) quanto emocionais, que compartilham conosco na esperança de que isso ajude alguém a passar por um momento difícil. Durante as filmagens, todos rimos, choramos e nos abraçamos – foi realmente um grupo dinâmico. Sim, eu chorei! Eu fiquei emocionada só de ler e-mails de mulheres corajosas e fabulosas que queriam fazer parte desse projeto. E está tudo bem chorar. Alguns meses antes de morrer de câncer, Jim Valvano disse essas palavras durante o ESPYS: “Para mim, há três coisas que todos nós devemos fazer todos os dias. Número um é rir. Você deveria rir todos os dias. Número dois é pensar. Você deveria gastar algum tempo em pensamento. E o número três é, você deve ter suas emoções levadas às lágrimas, pode ser felicidade ou alegria.”

THE DAZZLING DOZEN// P.ink


NOTA DE RODA-AOS-PÉS

1 Comment

  • Oração
    Posted 27 de março de 2019 11:05 0Likes

    Obrigado.Eu amo o seu site !.

Leave a Comment