Dicas para conservar fotos reveladas

Quando revelamos uma fotografia, materializamos um instante da vida num pedaço de papel para poder revivê-lo sempre que quisermos, de maneira tangível. 

Por isso, elas são verdadeiros tesouros na preservação das memórias e lembranças.

E como qualquer tesouro, elas devem ser preservadas com todo o cuidado que merecem. Mas você sabe como mantê-las sempre bem cuidadas? Veja algumas dicas para guardar e conservar suas fotografias reveladas.

Tenha cuidado com o manuseio

Atentar-se à forma como você manuseias as fotografias reveladas é muito importante. Segure-as sempre pelas bordas e evite passar os dedos pelo papel para evitar que sujeira, poeira e óleos de suas mãos danifiquem a foto. Não use elásticos ou clipes para armazenar fotografias juntas, nem colas ou fitas que contenham ácido em sua composição para colá-las em álbuns ou na parede. Caso queira grudá-las em alguma superfície utilize uma massa adesiva. Se houver necessidade de fazer algum tipo de anotação a melhor forma é utilizar caneta apropriada para fotografias. 

Deixe-as longe de umidade

A umidade é uma das principais inimigas das fotografia e pode danificar para sempre as suas imagens reveladas, pois, oferece risco de proliferação de bactérias e fungos. A melhor solução para conservá-las adequadamente é deixá-las em um lugar fresco e seco.

Não deixe-as expostas ao sol

Não exponha suas fotografias reveladas à luz forte, sol, ou altas temperaturas. Em contato diretamente com esse tipo de iluminação, as cores da imagem podem sofrer alterações. A regra geral tanto para umidade quanto para temperatura é “quanto menos, melhor”.

Invista em álbuns

A melhor opção para conservar fotos reveladas é investir em um álbum. Isso aumenta sua longevidade já que as protege da luz. Dê um passo além e invista álbuns especiais, como os da Phosfato. Nossos álbuns exclusivos para assinantes contam com a aplicação de uma retícula adesiva própria para fixar as fotografias. Esse adesivo não agride a superfície do papel fotográfico. E não se esqueça: o álbum deve ser guardado em local seco, fresco e ventilado. Afinal, a umidade continua sendo uma grande vilã.

Se você é assinante Phosfato e já recebe em casa, todos os meses, as suas fotos reveladas, fique sempre atento a todas essas dicas para conservar suas fotografias e nas opções de álbuns disponíveis em nossa lojinha. Se você ainda não é assinante, assine um plano Phosfato e receba em casa mensalmente suas fotografias reveladas, em nossos formatinhos especiais.

Suas histórias merecem mais do que a memória do seu celular, muitas coisas podem acontecer e você não quer que seus melhores momentos se percam, não é mesmo? 

Ficou com alguma dúvida sobre nós? Clique aqui para saber mais.

Leave a Comment