Outubro Rosa: a força feminina no combate ao câncer

Outubro é o mês no qual celebramos o que há de mais admirável nas mulheres: a sua força. Esse é o mês da prevenção e do combate ao câncer de mama.

E nós tradicionalmente nos colorimos de rosa para alertar à todas as mulheres. Nosso envelope phosfático, o qual leva aos nossos assinantes suas melhores memórias é rosa em alusão a causa. 

O Outubro Rosa é um movimento internacional durante todo o mês de outubro em conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o médico e de fazer a mamografia, essa campanha também estimula que elas se toquem e sempre façam o autoexame das mamas.

Mas, nem sempre o assunto esteve tão em destaque como é hoje. O Outubro Rosa só começou na década de 90, nos Estados Unidos. No Brasil, demorou ainda mais para chegar. O primeiro sinal do envolvimento com a campanha por aqui se deu apenas em outubro de 2002.

Quanto ao câncer de mama, os primeiros registros são ainda mais antigos e remontam a 2.500 a.C., com os egípcios e gregos.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais incidente entre as mulheres. A cada ano surgem cerca de 25% novos casos em todo o mundo e 29% no Brasil. 

Por isso, outubro é um mês em que o olhar-se no espelho tem um significado ainda maior. A realização do autoexame é um dos cuidados mais importantes na luta contra a doença. Em 60% dos casos, o câncer é percebido pela própria mulher ao fazer o toque das mamas. 

Infelizmente não há como prevenir o aparecimento do câncer de mama de forma absoluta. Por isso, o diagnóstico precoce da doença é primordial. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de sucesso no tratamento. Um tumor diagnosticado em estágio inicial chega a ter 90% de chance de cura.

Desmistificar o câncer de mama é fundamental para combatê-lo: nos últimos anos, a taxa de mortalidade da doença caiu mais de 40%, e o diagnóstico precoce foi essencial para isso.

O sintoma mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. Mas, deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

A idade ideal para se fazer a primeira mamografia é aos 40 anos, e a partir daí com periodicidade anual. Mas mulheres que possuem histórico familiar de câncer de mama devem conversar com seu médico e iniciar os exames de prevenção o quanto antes.

Durante todas as fases de nossas vidas, nós, mulheres, encontramos diversos desafios e barreiras para vencer. Entre tantos obstáculos, jamais imaginamos que certos problemas podem vir a fazer parte da vida, como o câncer de mama.

A descoberta de um câncer é difícil emocional e psicologicamente. As mudanças físicas causadas pelo tratamento podem ter um grande impacto na forma como a mulher se sente a respeito de si mesma. No entanto, algumas mulheres encontram, na superação da doença, uma força interior que não imaginavam possuir, redescobrindo o amor por si mesmas. 

E se o câncer de mama exige força para ser superado, transforma aquelas que já passaram por ele em verdadeiras heroínas. E é assim que as sobreviventes do câncer são vistas através das lentes da fotógrafa norte-americana Charise Isis, no projeto intitulado “Grace”.

A fotógrafa registra as mulheres que superaram o câncer em posições semelhantes a deusas, criando verdadeiros tributos à força e à dor que marcaram suas vidas. 

A mastectomia não significa somente a perda de um seio, mas de parte da identidade, da feminilidade e da autoestima da mulher. Por isso, as mulheres que passam por isso precisam ser fortes e corajosas, e é aí que está a força feminina.

Nosso desejo é que o envelope phosfático em um rosa gritante e ousado, além de lembrar da força feminina, alerte à todas as mulheres sobre a importância da prevenção. 

A amizade e a solidariedade entre mulheres é suficiente para movimentar muita coisa. Por isso, previna-se e alerte todas as mulheres ao seu redor. Converse com sua mãe, sua avó, suas amigas. 

E lembre-se: é necessário que a prevenção aconteça não somente em outubro, mas durante o ano todo, se prevenindo de diversas formas. Incluindo exames regulares, alimentação saudável e uma rotina longe do sedentarismo.

No Outubro Rosa, Novembro Azul, ou em qualquer mês do ano, sendo você homem ou mulher, empodere-se e cuide de toda força que há em você.

Ficou com alguma dúvida sobre nós? Clique aqui para saber mais.

Leave a Comment